5 dicas para voos mais agradáveis

Quase todos nós sabemos que o avião é o meio de transporte mais seguro que podemos utilizar para viajar.

Mas o fato é que nem todo mundo gosta de voar. As condições ambientais diferentes da viagem por terra fazem com que muitas pessoas tenham experiências desagradáveis em suas viagens.

Para ajudar a tornar sua viagem mais tranquila, esta semana trouxemos 5 dicas que explicam como as condições da viagem no ar influenciam no corpo humano e o que pode ser feito para minimizar quaisquer incômodos.

Curioso para conferir as dicas?

 

Durma, se sentir vontade

É completamente normal sentir sono durante uma viagem de avião.

Dormindo no avião
Foto: Michael Smick (Freepik)

Quanto maior a altitude em relação ao nível do mar, menor é a quantidade de oxigênio absorvida pelo nosso sangue. Isso faz com que o ritmo da circulação sanguínea seja reduzido.

Além disso, os dias e momentos antecedentes ao embarque costumam ser bastante agitados. Por conta disso, geralmente, após o embarque, é possível que sintamos um relaxamento em todo o corpo, que pode ajudar a aumentar a sensação de sono.

 

Coma alimentos leves antes de embarcar

Nos órgãos onde há uma maior quantidade de gases concentrados, como o estômago e o intestino, é onde os efeitos da pressão atmosférica são maiores.

O ar que se expande no interior destes órgãos pode causar um certo nível de desconforto. Para diminuir essa sensação, dê preferência à ingestão de alimentos mais leves e não fermentados nos momentos antes do voo.

Comida leve
Foto: Valeria Aksakova (Freepik)

Os alimentos menos indicados nessa hora são os grãos, massas, molhos e as bebidas, pois, em geral, favorecem o acúmulo de gases.

 

Beba bastante água

Muitas pessoas reclamam que a pele fica muito ressecada quando estão no avião.

Isso acontece porque a baixa umidade do ar no interior da aeronave pode desidratar ou ressacar, da mesma forma como ocorre em locais com ar-condicionado.

Para evitar que sua pele resseque ou mesmo a desidratação, tenha o cuidado de beber água a cada 20 minutos. Se sentir sua pele ressecada ou áspera, fique à vontade para utilizar um hidratante.

Beba água
Foto: Asierromero (Freepik)

 

Não esqueça o chiclete

Os níveis mais baixos de pressão em altitudes elevadas fazem o ar se expandir. Além disso, a secreção nas vias nasais impede o ritmo natural da respiração pelo nariz.

Na busca por outra saída, o ar pressiona o tímpano e provoca aquele incômodo no ouvido. Nesse momento, o chiclete é seu melhor amigo! O movimento de mexer o maxilar ao mascar o chiclete e a ingestão de saliva pressionando o nariz com os dedos ajudam a aliviar o desconforto.

Mascando chiclete
Foto: Asierromero (Freepik)

 

Movimente-se

Outro efeito muito comum quando estamos voando é o inchaço nas pernas e nos pés, que pode aconteceu quando permanecemos parados por muito tempo.

Dentro do avião
Foto: Travel Brochures

Como o ritmo de circulação sanguínea é reduzido ao voar, o sangue tende a ficar acumulado nas regiões que movimentamos menos.

Para aliviar o inchaço, faça movimentos com os pés para cima e para baixo, mexendo a panturrilha. Isso ajudará a manter o sangue circulando.

 

Você já utiliza algumas das dicas que trouxemos neste post? Tem alguma outra dica que pode ajudar outras pessoas?