Beleza selvagem e paisagens sem igual. Este é o Atacama, a região mais árida do mundo, localizada a 2.440 metros de altitude e onde a chuva não passa de 35 milímetros por ano. Tanta aridez garante ao local aparência de outro mundo – literalmente. Não é atoa que o solo do Atacama é comparado com o de Marte. A base para explorar a região é a pequena cidade de San Pedro de Atacama e seu principal ponto de visitação é o imponente Licancabur, vulcão com 5.916 metros de altura, bem na fronteira do Chile com a Bolivia. Local sagrado que ainda hoje recebe oferendas do povo local, a montanha oferece vista fantástica do deserto. Outras atrações que fazem parte deste roteiro de aventura são os vales da Lua e da Morte, as lagoas de Cejar, do Altiplano, Chaxa e Tebenquiche, além das Termas de Puritama, com águas quentes e relaxantes.
QUANDO IR
Devido a grande amplitude térmica nos meses de verão e inverno, quando as temperaturas variam muito em um único dia, prefira viajar aoAtacama durante a primavera (setembro a novembro) e no outono (entre março e maio).
CURIOSIDADES
Em alguns lugares específicos do deserto não chove há mais de 400 anos. Mesmo assim, a cada cinco ou dez anos acontece o fenômeno “Deserto Florido”, quando o Atacama fica coberto de flores coloridas.