A metrópole de quase 2,5 milhões de habitantes surpreende quem desembarca em terras mineiras. A capital do Estado exibe joias da arquitetura – a cidade serviu de ensaio para Brasília e possui muitas obras de Oscar Niemeyer. Na região da Lagoa da Pampulha, a bela Igreja de São Francisco de Assis é um dos cartões-postais mais famosos de Belo Horizonte. No centro, diversas praças e museus contam a história de Minas Gerais, enquanto caminhadas ecológicas levam às trilhas da Serra do Curral. No fim da noite, aproveite os muitos bares e restaurantes, que servem a típica culinária mineira, com tempero inigualável. Não é à toa que BH ganhou o título de “capital dos barzinhos”, já que tem o maior número de bares por habitantes: são 14 mil, no total! Lá também nasceu o delicioso e imperdível festival Comida di Buteco, criado em 2000 e que hoje é realizado em 16 municípios brasileiros.

 

QUANDO IR

Belo Horizonte pode ser visitada o ano inteiro, sendo o verão (de novembro a fevereiro) um período de muita chuva e temperaturas altas. O festival Comida di Buteco anima a cidade entre os meses de abril e maio.

CURIOSIDADES

A rua Professor Otávio Magalhães, conhecida como rua do Amendoim, ficou conhecida nacionalmente devido a uma ilusão de ótica em que carros desligados parecem subir a ladeira ao invés de descer.